Sesc Amapá em parceria com a PMM leva projeto Unidade Móvel Saúde da Mulher a zona sul de Macapá

O projeto atenderá a comunidade na UBS dos Congós e bairros próximos.

Sesc Amapá em parceria com a PMM leva projeto Unidade Móvel Saúde da Mulher a zona sul de Macapá

Na manhã desta terça-feira, 17, o presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino, por meio do Serviço Social do Comércio – SESC, realizou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, para levar o Projeto da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher até a comunidade do bairro do Congós, na zona sul da cidade.

O projeto do Sesc AP irá ofertar exames citopatológicos (preventivo) e de mamografia (espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio) para mulheres do bairro Congós e das proximidades. A unidade móvel conta com um banheiro, uma tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera. O veículo possui ainda, plataforma de acesso para portadores de necessidades especiais.

O presidente do Sistema Fecomércio AP, Eliezir Viterbino, destaca a importância do projeto ser implantado na UBS do Congós. “Se a gente for pegar a população feminina atendida por essa carreta, que é o foco, nós temos 6% da população atendida por esses equipamentos. Então, já não somos somente complementares, somos acima de tudo fundamentais nessa colaboração da prevenção”, enfatizou Viterbino.

Presente também na cerimônia, o Senador Suplente, Josiel Alcolumbre, reforçou os cuidados que a população deve ter com a saúde e também com medidas de prevenção. “Para atender à demanda da UBS Congós, Deus permitiu isso, a fim de atender a população que tinha, reprimida e poder alcançar um volume maior de atendimento”, disse Josiel.

Dona Nelci Silva, moradora da zona sul da cidade de Macapá, participou da assinatura do acordo e refletiu sobre a importância do projeto realizado pelo Sesc no Amapá. “Moro no Jardim Marco Zero, então o projeto será muito bom para mim, pois a UBS fica próxima da minha casa. Às vezes, fica distante buscar atendimento em outros lugares e, como tenho 64 anos, vai facilitar minha vida”, comemorou a moradora.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher irá ficar permanente na UBS Congós durante seis meses. A intenção é realizar uma média de 24 atendimentos diários de mamografia e 24 citopatológicos (preventivo).