Dicas da Nutri - Cuidado com alimentos.

Cuidado com alimentos

Dicas da Nutri - Cuidado com alimentos.

Convidamos a Nutricionista Elane Borges, que irá nos recomendar valiosas dicas quanto à manipulação dos alimentos.

Vamos lá, fala aí Elane!

Olá gente, me chamo Elane, sou nutricionista do Sesc, trabalho no restaurante Sesc Centro. Bom, geralmente as frutas são consumidas sem passar pelo processo de cocção, mas é necessário ocorrer a higienização, o processo de limpeza. Quando esses produtos estão dispostos no mercado ou feiras, ocorre apenas uma limpeza, não ocorrendo na maioria dos casos a higienização total dos alimentos. Aí vão alguns cuidados.


Higiene de legumes, verduras e frutas

  • Retirar as partes estragadas;
  • Lavar folha a folha ou um a um em água corrente;
  • Desinfectar em solução clorada por 15 minutos; caso você não tenha hipoclorito, (lembrando que são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde) utilize a água sanitária, pois estamos em casa, (medida: de 1 colher para cada um litro de água);
  • Enxaguar em água corrente;
  • Colocar em utensílio limpo e coberto.

“Quando higienizamos as frutas e as hortaliças, eliminamos uma carga de bactérias e microrganismos patogênicos que está por fora desses alimentos e ainda retardarmos o processo de deterioração. Ajudando na conservação prolongada deste alimento.

Então higienização é = limpeza + desinfecção.
Limpeza: remoção das sujidades aparentemente. Ex. Terra.
Desinfecção: redução por método físico ou químico de microrganismo a nível que não comprometa a qualidade o dos alimentos.


Manipulação de alimentos

É a etapa onde os alimentos, como vegetais e carnes em geral, são divididos em tamanhos menores e temperados. Ex: Corte em bifes.

Após a abertura da embalagem original, o alimento deve ser acondicionado em recipientes adequados, de plástico, previamente lavados e desinfetados, devendo ser colocada uma etiqueta de identificação com o nome do produto e prazo de validade.

Lembrando que a higiene pessoal e ambiental são complementares a todos estes cuidados, para utensílios e ambiente pode também utilizar a solução clorada.

Elane Borges- Nutricionista Sesc/AP