XXIV Jogos Internos da Escola Sesc iniciaram neste sábado (10)

Mais de 600 crianças das turmas de Ensino Fundamental participam da competição este ano

XXIV Jogos Internos da Escola Sesc iniciaram neste sábado (10)

Neste sábado (10) aconteceu no campo do Sesc Araxá a cerimônia de abertura dos Jogos Internos da Escola Sesc. A competição está na 24ª edição promovendo entre os alunos integração e incentivo à prática de atividades físicas, sempre aliado às Diretrizes para a Educação Básica. Este ano o tema dos jogos é “cultura corporal”.

 

Participam dos Jogos Internos mais de 600 alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Na cerimônia, as turmas cantaram os hinos nacional e do Amapá e fizeram juramento de boa convivência entre os jogadores. O momento que simbolizou o início dos jogos foi o revezamento da tocha e acendimento da pira olímpica feitos pelos próprios alunos com auxílio de pais e professores.

 

Oficializada a abertura, os primeiros torneios já aconteceram no início da noite de sábado. Teve circuito, caça ao tesouro, torneio de futebol dos pais e dos alunos, queimada, além dos ambientes recreativos com brincadeiras, jogos e pintura facial. Partidas das demais modalidades acontecem até o dia 22 (quinta-feira).

 

A participação dos alunos nos Jogos Internos contribui para a formação de atitudes sociais e afetivas, como respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e coletiva, inclusão, amizade, acolhimento etc. Reforça ainda a autoestima, a auto aceitação e o desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas.

 

“Nossa expectativa para essa edição é que através das práticas esportivas possamos promover e estimular a integração e o desenvolvimento de habilidades, oportunizando assim a participação e a cooperação entre os alunos”, diz a diretora da Escola Sesc, Ana Paula Santos. Ela ressalta que esse momento incentiva ainda o respeito e boa convivência no ambiente escolar, fazendo com que o aluno seja capaz de competir de forma saudável, respeitando seu adversário.

 

A temática do ano de 2022 vem para promover uma discussão mais ampla sobre os jogos e os esportes, entendendo essas duas categorias como elementos da cultura corporal produzidas historicamente pelo conjunto da humanidade, capazes de trazer reflexões, atividades lúdicas, esportivas e recreativas que possam ser experienciadas por todos os alunos e demais agentes da comunidade escolar.



Confira registro da Abertura dos Jogos Internos da Escola Sesc clicando aqui.