Projeto Partilha trabalha valores para a vida em sociedade com alunos da Escola Sesc

Atividades marcadas pela cooperação aconteceram na semana da Páscoa, entre os dias 3 e 6 de abril

Projeto Partilha trabalha valores para a vida em sociedade com alunos da Escola Sesc

A Escola Sesc Antônio Oliveira Santos busca fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento de valores e proporcionar momentos para colocá-los em prática, através de ações significativas envolvendo a comunidade escolar, família e comunidade em geral. O projeto pedagógico Partilha, com mais uma edição realizada entre os dias 3 e 6 de abril, é uma das ações fundamentais nesse sentido.

 

Durante os três dias, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, junto de suas famílias e professores, participaram de atividades que buscam incentivar solidariedade, honestidade, sustentabilidade, respeito e cooperação. O projeto foi executado na semana da Páscoa com o objetivo de fomentar e discutir esses valores indispensáveis para a convivência em sociedade.

 

“É importante incentivar as crianças a se expressarem e oportunizar reflexões e atitudes que visem o bem estar de todos, bem como compreender sobre a convivência com as pessoas e aprender atitudes sobre o respeito”, diz a diretora da Escola Sesc, Darlene Guardel.

 

A escuta foi um importante elemento de aprendizado durante a realização de atividades como rodas de conversa, contação de histórias e exposição de vídeos educativos sobre o partilhar. As crianças também fizeram produções como o pote da gratidão, confecção de carinhos quentes para funcionários da escola, correio amigo, cartões de Páscoa, teia da amizade, criação da árvore dos valores e produziram, ainda, com material reciclável, vasos para o plantio de girassol.

 

As turmas de 3º ano, A e B, da professora Ana Paula Morhy, a partir das reflexões decidiram por estender os aprendizados para além da escola. “Propus a realização de uma campanha de arrecadação de determinados itens. A Companha ‘Páscoa Solidária’ foi a atividade em que os grupos demonstraram engajamento e protagonismo. Desde a criação dos cartazes, aos elementos que seriam solicitados durante a campanha, as datas em que ocorreriam as arrecadações até como seriam realizadas as divulgações”, comenta a professora. Ela explica que a atividade fazia parte da sugestão metodológica, mas cabia aos alunos mostrar interesse em desenvolver, resultando nesta demonstração de consumo consciente, reutilização e gratidão ao que possuem.

 

Para tornar a programação de Páscoa mais divertida, os alunos participaram da corrida colaborativa, bem como degustação de chocolates e produção de receitas em família.

 

As dinâmicas de compartilhamento foram as mais apreciadas pelas crianças e familiares. A programação contou com o café colaborativo, quando cada criança trouxe um alimento para compor a refeição, e com o “amigo planta”, quando trocaram entre si seus vasos de planta decorados com ajuda dos pais.

 

Segundo a diretora da Escola, as ações propostas no projeto pedagógico foram trabalhadas de forma ativa pela família. “Pais e alunos contemplaram a beleza e a importância do projeto com muitos registros na entrada e saída dos nossos alunos, até a culminância, onde vivenciamos esse momento de forma acolhedora e tranquila, trabalhando exatamente o verdadeiro sentido de partilhar, não só o alimento, mas o carinho, a compaixão, o cuidado e a promoção de uma sociedade ética”, reflete Darlene.