Professores da Escola Sesc passam por capacitação com técnica do Departamento Nacional

Nos três dias da Semana Pedagógica, a educadora Gilvania Porto falou sobre ludicidade, alfabetização e organização do tempo didático

Professores da Escola Sesc passam por capacitação com técnica do Departamento Nacional

Pensando na qualificação dos professores e em revisitar as Propostas Pedagógicas da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dias 3, 4 e 5 de agosto os docentes da Escola Sesc Antonio Oliveira Santos participaram de mais uma ação de formação continuada. A Semana Pedagógica teve como pautas a Importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças, bem como a alfabetização na Educação Infantil.

 

A formação aconteceu através da cooperação técnica do Departamento Nacional, intermediada pela técnica do Departamento Nacional, Gilvania Porto. O aprimoramento do conhecimento dos professores sobre a pedagogia do brincar em sala de aula, tem como finalidade melhorar a oferta de atividades lúdicas de qualidade, contribuindo com a formação de cidadãos, além de estimular a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica.

 

Ana Paula Santos, diretora da Escola Sesc, ressalta ser fundamental a capacitação com o DN frente às transformações da educação. “O Sesc acredita na participação de todos os sujeitos que compõem a escola para que ela cumpra sua função social, e é essencial que nesse espaço haja discussão constante entre os pares para as problematizações das ações educacionais que desenvolvem”, destaca.

 

Gilvania Porto pontua as atualizações pelas quais tem passado a Proposta Pedagógica da Educação Infantil, por isso trouxe aquelas importantes a considerar no percurso de modificações do trabalho da Escola Sesc Antonio Oliveira Santos. “A equipe está participando ativamente, elas têm muitas ideias, pensam, planejam, preparam a volta às aulas que acontece na semana que vem com muito entusiasmo, querendo fazer coisas bacanas para receberem as crianças”, observa.

 

Na quarta-feira (03), primeiro dia de capacitação, as atividade foram focadas na Educação Infantil, ressaltando a importância da figura do professor nos primeiro anos da criança. Foi abordada, principalmente, a ludicidade, as formas efetivas de brincar pensando no processo de aprendizagem do aluno.

 

No segundo dia, quinta-feira (04), a temática foi o papel social da leitura e da escrita. Por meio da análise de diferentes caligrafias, os professores praticaram como identificar o nível de alfabetização da criança. A técnica busca identificar se o aluno está em fase pré silábica, silábica, silábica alfabética ou alfabética.

 

Para encerrar a formação, na sexta-feira (05) a equipe estudou a organização de tempo didático, espaços, materiais, tempo e interações, já pensando no início do segundo semestre letivo de 2022. As atividades foram focadas em observar o desempenho dos próprios professores no tempo estipulado para as atividades.

 

A formação continuada é inerente à docência, afirma a diretora, e deve ser levada por todo vida profissional. “A formação ministrada pela educadora Gilvania não se esgotou nesses dias de capacitação, é um tema a ser colocado em prática dentro da sala de aula, com ações concretas, e sempre sendo discutido entre a equipe”, comenta.

 

Agora, os docentes pretendem executar o que aprenderam através de metodologias ativas, sondagens de aprendizagem, intervenções individuais e coletivas, tudo pensando no melhor desenvolvimento de aprendizagem do aluno. Pretendem ainda continuar explorando os temas em formações entre as equipes da Escola Sesc.

 

Veja mais registros da Semana Pedagógica em nossa Galeria de Fotos clicando aqui.