1º Congresso Sesc de Educação traz palestras nacionais de especialistas em Educação 5.0

Inscrições ficam abertas até a próxima quinta-feira (16) para profissionais e acadêmicos de educação

1º Congresso Sesc de Educação traz palestras nacionais de especialistas em Educação 5.0

O Sesc Amapá realiza nos dias 17 e 18 de novembro o 1º Congresso Sesc de Educação, evento voltado para profissionais da educação básica e acadêmicos de cursos da área. Durante a programação, acontecem palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, exposições e apresentações culturais. As inscrições acontecem nas Centrais de Relacionamento do Sesc Amapá, até quinta-feira (16).

São eixos temáticos do congresso criatividade, inovação e uso das tecnologias na aprendizagem, práticas pedagógicas e habilidades socioemocionais, educação inclusiva, neurociências e psicomotricidade. As atividades da programação vão ser ministradas por profissionais de referência em ensino nacional e internacionalmente. A certificação do evento tem carga horária de 10 horas.

O primeiro dia do Congresso Sesc de Educação acontece no auditório da Fecomércio Amapá, a partir das 19h30, com a palestra de abertura. As atividades do segundo dia vão ser realizadas na Faculdade Estácio no Amapá, bairro Jardim Equatorial, com oficinas pela manhã, de 8h as 12h30, e um ciclo de palestras pela tarde, a partir das 14h30.

Abre o evento, na sexta-feira (17) o escritor Marcos Méier, falando de Educação 5.0, uma abordagem voltada para o futuro, com suas mudanças tecnológicas e sociais. O palestrante é mestre em educação, psicólogo e professor de matemática.

Outro nome importante do congresso é a professora Débora Garofalo, conhecida em diversos países por elaborar seu projeto de ensino de robótica com sucata, hoje política pública no Estado de São Paulo. Ela é mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia University, EUA. A oficina de robótica acontece no dia 18 (sábado).

Também da área de tecnologia, a doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, vai ministrar a oficina sobre metodologias ativas e cultura digital.

A mestre em Educação Física e psicomotricista Rosimeri Pavanati também está confirmada na programação. No dia 18, ela vai ministrar pela manhã, uma oficina e, à tarde, uma palestra, ambas voltas para o neurodesenvolvimento infantil na aprendizagem.

Neste dia acontece ainda, a roda de conversa “Educação 5.0: metodologias ativas e cultura digital”, a partir das 16h30, que encerra as atividades de capacitação do congresso.

O evento conta também com visitação de espaços de empreendedorismo educacional e apresentações culturais do grupo TK Cia Musical, no dia 17, e Zé Miguel, no dia 18.

PROGRAMAÇÃO 17/11
Local: Auditório da Fecomércio

17h – 18h30: credenciamento

18h30: abertura

19h30: Palestra Magna - “Educação 5.0: Competências Socioemocionais na Educação” - Marcos Meier

PROGRAMAÇÃO 18/11
Local: Faculdade Estácio do Amapá

08h30 – 12h30: oficinas
Oficina 1: Robótica com Sucata – Débora Garofalo;
Oficina 2: Metodologias Ativas e Cultura Digital – Lilian Bacich;
Oficina 3: Neurociência e Psicomotricidade no Desenvolvimento das Aprendizagens - Rosimeri Pavanati;
Oficina 4: AEE e práticas inclusivas em sala de aula – Francisca Paixão e Valcleia Alves (AEE - Escola Sesc);
Oficina 6: Gestão da Emoção - Editora Moderna;
Oficina 5: Cultura Maker – Alexandre Lobato – Departamento Sesc Nacional

14h30 - Palestra: Neurodesenvolvimento Infantil e Aprendizagem - Rosimeri Pavanati

16h: Roda de Conversa: Educação 5.0: Metodologias Ativas e Cultura Digital.

16h - 22h: Visitação Espaço de Empreendedorismo Educacional - espaço para a apresentação de produtos e serviços na área educacional

INSCRIÇÕES:


Trabalhador do Comércio e dependentes: R$ 80 (1 palestra + 1 oficina)
Público geral: R$ 100 (1 palestra + 1 oficina)