Sesc Dramaturgias oferece oficina online com especialista em dança de Mato Grosso do Sul

Marcos Mattos, pesquisador em coreografias, vai ministrar a oficina entre os dias 22 e 26 de agosto. Inscrições estão abertas.

Sesc Dramaturgias oferece oficina online com especialista em dança de Mato Grosso do Sul

Entre os dias 22 e 26 de agosto o Sesc Amapá promove a oficina online Dramaturgias, ministrada por Marcos Mattos, diretor da Companhia Dançurbana de Mato Grosso do Sul, que vai trabalhar a improvisação e composições individuais e coletivas. A oficina acontece pela plataforma Google Meet com tema “Trânsito entre dança contemporânea e danças urbanas como fonte propulsora na construção de processos dramatúrgicos em dança”.

 

Com inscrições gratuitas, a oficina é voltada para dançarinos, performers, coreógrafos, atores, estudantes das artes cênicas e interessados em geral com idade a partir de dezesseis anos. Para se inscrever, o aluno deve preencher o formulário online disponível no link https://bit.ly/3Pu0KKk.

 

As aulas serão estruturadas em momentos de conversa para uma aproximação da dança construída pelos participantes a partir dos seus contextos, além de anotações e exercícios práticos relacionados a improvisação, partindo do repertório de cada participante. O conteúdo programático inclui também referências bibliográficas e práticas sobre modos de criar e observar uma dramaturgia na dança em suas particularidades para que ao fim os alunos possam criar as próprias sequências coreográficas.

 

Com esses recursos, a oficina tem o objetivo de orientar o entendimento do termo “dramaturgia”, suas funções e campos de experimentação, bem como desmitificar ideias sobre a construção de processos dramatúrgicos em dança. Observando o trabalho de outros artistas, espera-se ainda sensibilizar e desenvolver um olhar atento para a importância de cada elemento na construção do sentido. Trazer esse olhar para a produção local também será fundamental para evidenciar diferentes modos de criação, relações e escolhas de ver e criar uma dramaturgia em dança.

 

Sesc Dramaturgias – projeto referência nacional quando o assunto é ação formativa em teatro. Em mais de 20 anos de realização, o Sesc Dramaturgias se consagrou como um estímulo à leitura dramática de textos teatrais nacionais e estrangeiros e também à difusão cultural. Essa iniciativa tem fomentado o apoio à pesquisa dramatúrgica por meio da provocação de reflexão dos participantes. Além disso, há ainda a produção de textos e apresentações dos resultados ao público. Isso promove o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo.

 

Outro ponto importante a ser destacado é que o Sesc Dramaturgias busca propiciar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores, formadores de opinião e público interessado nessa temática. E sempre de forma gratuita.

 

Marcos Mattos - Marcos Mattos é artista da dança, trabalha com pesquisa, criação e coreografia. É diretor da Cia Dançurbana (MS) e integra o Conectivo Corpomancia. Ele é bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco com pós-graduação em Dança. Integra a Produtora Arado Cultural e faz parte da equipe de direção e curadoria do Festival Dança Três e Cerrado Abierto. Também é integrante do Colegiado Municipal, Estadual e Nacional de Dança.