Sesc Amapá promove a exposição “Asas: pinturas de pássaros da Amazônia amapaense"

Telas são da artista Vanea Ávlis, selecionada pelo projeto Entre Artes

Sesc Amapá promove a exposição “Asas: pinturas de pássaros da Amazônia amapaense"

O Sesc Amapá, por meio do projeto Entre Artes, promove a exposição “Asas: pinturas de pássaros da Amazônia amapaense” entre os dias 29 de outubro e 26 de novembro. São telas da artista Vanea Àvlis, pintadas durante seu isolamento social. O evento gratuito vai ficar disponível para visitação no horário de 8h às 18h no 1º piso do Sesc Centro.

As obras foram criadas no período pandêmico de 2020 e a artista destaca a necessidade humana de ir em busca do seu desenvolvimento emocional pela inteligência, sabedoria e sociabilidade. A observação da inigualável beleza dos pássaros em sua residência, despertou o interesse por mais informações sobre os pássaros que são imaginados por diversas culturas como mensageiros de positivas mudanças. Simbolicamente, anunciam a liberdade absoluta, onde são regidos pelos instintos de liberdade.

A busca por mais informações e imagens levaram a artista às fotografias de pássaros da Amazônia amapaense, registradas pelas lentes dos fotógrafos Eude Rocha e Marcelo Martins, e, ao Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, produzido pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) entre outras referências de pinturas do Brasil e no exterior. Nesta perspectiva, as obras foram criadas com pinturas em acrílico sob papel Canson 180g, onde as cores utilizadas evidenciam a riqueza natural dos pássaros da Amazônia.

Vanea Ávils - arte-educadora, professora de Artes, licenciada plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá, Educação, Ciências e Tecnologia (Ifap). Vanea realiza ainda projetos nas áreas de fotografia, pintura, teatro e audiovisual.

Entre Artes - com a finalidade de estimular e divulgar a produção artística visual do Amapá e de todo o Brasil, o projeto seleciona artistas locais, e de todo o território nacional, para divulgar suas produções nos eventos do Sesc Amapá. São exposições presenciais e virtuais, oficinas, palestras, workshops e mediações de debates. Entre Artes é um projeto que oportuniza a criação de plateias para os artistas e a participação da população nas manifestações artísticas do Estado, de forma que as Artes Visuais do Amapá possam ser apreciadas.

Informações e agendamentos: 3241-4440 ramal 239 – Coordenação de Cultura.