Exposição “Elementos da Amazônia” no Sesc Centro chama atenção para o garimpo ilegal, a grilagem de terras indígenas e o desmatamento

Pinturas e esculturas são do artista Ademir Barbosa com curadoria de Claudio Silva. Visitação gratuita segue até 29 de abril

Exposição “Elementos da Amazônia” no Sesc Centro chama atenção para o garimpo ilegal, a grilagem de terras indígenas e o desmatamento

Sesc Amapá realiza entre os dias 1º e 29 de abril a exposição “Elementos da Amazônia”, do artista Ademir Barbosa, composta por telas e esculturas que representam os aspectos naturais e sociais da floresta. Selecionado pelo projeto Entre Artes, durante todo mês o trabalho do artista vai ficar disponível para visitação gratuita no 1º piso do Sesc Centro, de 8h às 17h.  
A exposição individual de Ademir Barbosa, reverbera a preocupação do artista com os povos da Amazônia e suas futuras gerações. Em pinturas e esculturas, o artista passeia pelas exuberantes faunas e flora local, demonstrando a diversidade, costumes e crenças de quem literalmente vive à margem. Pois a margem do rio onde a vida acontece, também está à margem das políticas públicas de preservação e conservação de sua biodiversidade. 
 
Nesta exposição, suas obras se apresentam para além das artes. Carrega forte teor documental. Ora na condição de registro de suas belezas e encantos, ora na condição de denúncia. Se por um lado a grande maioria de suas telas retratam o quão rico fomos/somos, uma outra parte, em conjunto com suas esculturas tracejam outro percurso, denunciando o garimpo ilegal, a grilagem de terras indígenas e o desmatamento da Amazônia. 
 
No intuito de seguir para além do discurso, Ademir Barbosa na condição de artista inquieto, passou a experimentar a utilização de materiais descartados incorretamente na natureza em suas obras. Mais do que hibridismo, tem-se como resultado um diálogo profícuo entre técnicas e movimentos de vanguarda, com o modernismo e a contemporaneidade. 
 
Composta por 15 (quinze) pinturas e 05 (cinco) esculturas, Elementos da Amazônia é um convite à reflexão. Um convite a mudança de hábitos! Transitar por entre as obras expostas, é passear pela Amazônia profunda, guiados pelas cores vibrantes, pela espontaneidade e pela dispensa ao formal na concepção e confecção das obras. 
Ademir Barbosa – nascido em Calçoene, o artista retrata nas suas telas as lembranças do município cuja economia girava em torno da atividade garimpeira. A primeira exposição de sua carreira chegou à I Bienal de Artes Naturais do Estado do Amapá – Latitude Zero. Com texturas e cores vibrantes, suas pinturas têm inspirações no expressionismo, abstracionismo lírico e geométrico. Já expôs individualmente nas principais galerias do Amapá e suas obras também ganharam o mundo. Além de serem comercializadas para diversos estados brasileiros, existem obras assinadas por Ademir Barbosa no Canadá, Suécia, Estados Unidos e França. 
 
Entre Artes – o projeto seleciona propostas de exposições artísticas, de pessoas físicas e jurídicas, para compor a programação anual do Sesc Amapá Esta seleção pública tem como objetivo garantir o acesso democrático de artistas à pauta da programação cultural do Sesc/AP, tendo em vista estimular a formação de plateias e a participação da população nas manifestações artísticas do Estado. Em 2022, o processo seletivo acontece entre os dias 15 de março e 14 de abril, por meio de edital disponível no site www.sescamapa.com.br