Exposição “Arquétipos Amazônicos” é aberta ao público no Sesc Araxá nesta sexta-feira (19)

Vernissage acontece na Galeria de Artes Antonio Munhoz às 19h

Exposição “Arquétipos Amazônicos” é aberta ao público no Sesc Araxá nesta sexta-feira (19)

O projeto Entre Artes do Sesc Amapá oportuniza a visitação gratuita às obras de mais um artista local. Nesta sexta-feira (19), na Galeria de Artes do Sesc Araxá, acontece a vernissage da exposição “Arquétipos Amazônicos” trazendo ilustrações gráficas do artista Otoniel Oliveira que retratam personagens do imaginário regional. A visitação segue aberta ao público até 30 de setembro.

 

As imagens são releituras amazônicas dos Arcanos Maiores, cartas bases do Tarô que representam a evolução do ser humano através de personagens da cultura mística e do catolicismo. No lugar destes, Otoniel ilustrou personagens da cultura e do folclore amazônico.

 

As imagens que compõem as ilustrações das cartas de tarô trazem uma poderosa forma ancestral de representar arquétipos de grande expressividade psicológica e de percepção social. A Ideia é pegar essa força social e expressiva para dar uma visão decolonial a essa ferramenta.

 

Na psicologia, o arquétipo é um padrão de comportamento socialmente relacionado a uma personagem. Com esse trabalho, Otoniel pretende traduzir esses arquétipos para o que o povo amazônido realmente é, retratando a sociedade, as ruas e a identidade.

 

Otoniel Oliveira - quadrinhista, ilustrador, professor universitário, animador e diretor de filmes de animação. Graduado em publicidade e propaganda, pós-graduado em marketing e mestre em Comunicação Social. Dentre outras realizações, o artista já participou de algumas coletâneas como quadrinhista convidado, lançou a trilogia Brasil 1500 pela Editora Devir e participou do primeiro livro MSP 50 da Maurício de Sousa Produções. No audiovisual, trabalhou como storyboard em filmes como Serra Pelada de Heitor Dhalia (2013), animou as séries de interprogramas Icamiabas na Amazônia de Pedra e Tu Conheces? dirigido por Petrônio Medeiros, financiadas pela TV Cultura do Pará. Como diretor, ele trabalhou na animação A história de Zahy (2017) realizado pelo Edital de Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará, com o qual ganhou em 2016 a Mostra Sesc PA de Melhor Direção e Roteiro e do Prêmio Especial no IV Festival Internacional de Cinema do Caeté, em Portugal.

 

Entre Artes – por meio do Edital 01/2022 o projeto seleciona propostas de exposições artísticas para compor a programação cultural do Sesc Amapá. Esta seleção pública tem como objetivo garantir o acesso democrático de artistas ao espaço de exposições, tendo em vista estimular a formação de plateias e a participação da população nas manifestações artísticas do Estado.