Sesc Amapá debate violência e envelhecimento durante Semana de Valorização a Pessoa Idosa

Com uma programação completa, semana encerra no tradicional Baile da Primavera no dia 30 (sexta-feira).

Sesc Amapá debate violência e envelhecimento durante Semana de Valorização a Pessoa Idosa

A Semana de Valorização a Pessoa Idosa realizada anualmente pelo Sesc é referência no Amapá como um momento de troca de conhecimento entre o Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc, o público da terceira idade, familiares e instituições de proteção da pessoa idosa. Este ano traz como tema “O impacto da violência no processo de envelhecimento da pessoa idosa” em uma programação que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro no Sesc Araxá.

 

Na abertura da semana, quarta-feira (28), haverá um momento de debate sobre a temática da edição visando discutir e refletir sobre as violências tão presentes na vida dos idosos, favorecendo acesso à informação tanto a estes quanto aos seus familiares e oferecendo um momento de atendimento aos presentes. Nesse dia, o Projeto Minha Gente compõe o momento cultural com a dança do Marabaixo.

 

O segundo dia, 29, é voltado para serviços de cuidados, como atividades físicas, atendimentos em saúde, vacinação, emissão de passe livre, oficinas, exposições e vendas de produtos artesanais.

 

Para encerrar a semana, o tradicional Baile da Primavera será na noite de sexta-feira (30) com entrada gratuita. O momento já é esperado pelos idosos que frequentam o Sesc por oferecer uma noite de confraternização, com música ao vivo, dança e o Desfile das Rosas da Primavera.

 

A programação acontece na semana marcada pelo Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado em 1º de outubro. A data foi designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar a população sobre o envelhecimento com dignidade.

 

São parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Macapá, através da Coordenadoria Geral de Políticas de Pessoas com Deficiências e Idosos de Macapá, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Ministério Público do Amapá, GEAP, UEAP, Delegacia Especializada Contra Crimes a Pessoa Idosa, o projeto de extensão da Unifap Universidade da Maturidade e grupos de convivências de idosos do estado. Todas essas entidades formam a Rede de Proteção e Prevenção a Violência a Pessoa Idosa, grupo que oferece apoio e orientação a esse público e suas famílias.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 28/09/2022 – ABERTURA DA SEMANA – 16H ÀS 18H

Apresentação do Vídeo dos 30 anos do Grupo Alegria de Viver

Espaço de debate com o Tema: “O Impacto da violência no Processo de Envelhecimento da Pessoa Idosa”

Apresentação Cultural: Dança de Marabaixo – Projeto Minha Gente

Local: Espaço recreativo, segundo andar do restaurante Sesc Araxá

 

DIA 29/09/2022- ATIVIDADES E SERVIÇOS OFERECIDOS AOS IDOSOS – 16H ÀS 18H

Aulão de ritmo

Massagem relaxante

Aferição de P.A

Teste de Glicemia

Emissão de Passe Livre

Vacinação

Atendimento Psicológico

Dicas de maquiagem e cuidados com a pele

Exposição de calçados destinados a pessoa idosa

Exposição de plantas medicinais e ornamentais

Exposição de artesanato

Comercialização de pães e biscoitos artesanais

Local: Restaurante Sesc Araxá

 

DIA 30/09/2022 - FESTA DE ENCERRAMENTO COM O BAILE DA PRIMAVERA – 18H ÀS 00H

Desfile das Rosas da Primavera

Música ao vivo

Local: Restaurante Sesc Araxá