Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2022 discute saúde e segurança do trabalhador

Programação de cinco dias aconteceu nas unidades Sesc Araxá e Sesc Centro com palestras e ações de saúde

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2022 discute saúde e segurança do trabalhador

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) aconteceu entre os dias 3 e 7 de outubro com o objetivo de capacitar e conscientizar os colaboradores do Sesc Amapá sobre saúde e segurança do trabalhador. As ações foram realizadas nas unidades Sesc Centro e Sesc Araxá com palestras, atendimentos em saúde e bem estar, atividades recreativas e sorteios de produtos para cuidados pessoais.

 

Abriram o evento a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Larisse Araújo, a diretora regional do Sesc Amapá, Êmilie Pereira e a diretora administrativa, Iraneide Tavares. Elas agradeceram à Cipa por promover mais uma vez a semana e deram boas-vindas aos colaboradores que acompanhavam presencial e virtualmente.

 

O primeiro dia teve como foco a alimentação e prevenção de acidentes de trabalho. A nutricionista do programa Mesa Brasil conversou com os colaboradores sobre hábitos de alimentação que ajudam no bem estar e na produtividade durante o expediente. Para falar da prevenção de acidentes, a engenheira em Segurança do Trabalho, Janyelli Pantoja, ministrou uma palestra sobre equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

No dia 4 (terça-feira), colaboradores da unidade Sesc Araxá puderam ser atendidos em diversos serviços como: aferição de pressão arterial e glicemia, massagem, ventosaterapia, embelezamento de sobrancelhas, avaliação nutricional e esportiva, exposição mediada sobre prevenção as IST/AIDS, agendamento e coleta de exame de PCCU, consultas médicas e agendamentos de atendimentos odontológicos. Os serviços também foram ofertados na unidade Sesc Centro no dia 5 (quarta-feira).

 

As dinâmicas ficaram para o dia 6 (quinta-feira), com atividades relacionadas a prevenção de acidentes de trabalho. Tarefas foram um pequeno treinamento para situações que podem acontecer no cotidiano. Neste dia também foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 

Para encerrar a Sipat, Rafaella Carvalho, advogada do Sesc Amapá realizou uma roda de conversa sobre legislação trabalhista e regimento interno do regional, e a psicóloga Andreia Freitas falou sobre saúde mental no ambiente de trabalho.