O município de Oiapoque, localizado na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, receberá em 2026 a nova Unidade Integrada Sesc e Senac Oiapoque, um marco na interiorização das ações do Sistema Fecomércio Sesc Senac Amapá. O espaço reunirá os serviços das duas instituições, ampliando o acesso da população à educação, cultura, lazer e qualificação profissional.
Sesc Ler Oiapoque: uma década de transformação social
Com atuação iniciada em 2012, o Sesc Ler Oiapoque foi oficialmente inaugurado em 14 de novembro de 2013, consolidando-se como referência em educação e inclusão social no extremo norte do país. Ao longo de uma década, o Sesc promoveu o desenvolvimento humano e a cidadania por meio de programas educativos e culturais, atendendo centenas de crianças, jovens e adultos.
Atualmente, a unidade beneficia 145 pessoas em três projetos permanentes: Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 75 alunos; Criar Sesc, que acolhe 55 crianças; e o Projeto Juventudes, com 15 jovens em atividades de formação e convivência.
Com a nova estrutura, o Sesc ampliará sua atuação com ações nas áreas de Educação, Cultura e Lazer, além de oferecer espaços disponíveis para locação, como auditório, quadra poliesportiva e alojamentos. A comunidade também contará com novos serviços, incluindo Reforço Escolar, Desenvolvimento Físico e Sala de Leitura, reforçando o compromisso da instituição com a transformação social no interior do Amapá.
Centro de Educação Profissional Senac Oiapoque: formação e oportunidades
A chegada do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ao município representa um importante avanço na expansão da educação profissional no estado. Em uma região de forte potencial econômico e estratégico — impulsionada pelo crescimento das atividades na Margem Equatorial —, o novo Centro de Educação Profissional Senac Oiapoque (CEP Oiapoque) trará oportunidades concretas de qualificação e inclusão produtiva.
A nova unidade funcionará em plena cooperação com o Sesc, compartilhando espaços e fortalecendo as ações educacionais no território. O Senac contará com três salas de aula, operando nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, com carga horária de quatro horas diárias por curso.
Serão ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para inserção rápida no mercado de trabalho, com opções nas áreas de comércio, gestão, idiomas, beleza, tecnologia da informação, gastronomia e turismo. O planejamento educacional prevê, para 2026, 530 matrículas distribuídas em 21 cursos e 22 turmas, totalizando 50.525 horas de formação profissional.