Sesc e Prefeitura de Macapá viabilizam atendimento de exames de mamografia e PCCU em mulheres da APA da Fazendinha

Após busca ativa da Secretaria de Mobilização Social, pacientes foram atendidas na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Sesc e Prefeitura de Macapá viabilizam atendimento de exames de mamografia e PCCU em mulheres da APA da Fazendinha
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher atendeu nesta segunda-feira (23) dezoito mulheres que vivem em vulnerabilidade social na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha. Os agendamentos foram possíveis com o Termo de Convênio assinado entre Sesc e Prefeitura de Macapá. Em uma busca ativa na comunidade, realizada pela Secretaria de Mobilização Social, as pacientes foram orientadas e encaminhadas ao Sesc para que realizem exames preventivos de forma gratuita.

 

Durante todo o dia, os atendimentos da unidade móvel foram reservados para elas, que puderam fazer coleta para o exame Papanicolau, mamografia, além de receber orientações sobre saúde da mulher.

 

O subprefeito da Zona Sul de Macapá, professor Joel, comenta que esta é uma iniciativa que facilita o acesso à serviços de saúde de qualidade pelas mulheres mais vulneráveis. “Nós vamos diretamente na casa das pacientes e fazemos uma ação onde agendamos para o Sesc. No dia do exame, trazemos elas de carro para que não percam a vaga”, explica.

 

A unidade móvel conta com equipamentos de alta tecnologia como o mamógrafo 3D Siemens Mammonat Inspiration, além de infraestrutura com consultório para realização de exames citopatológicos (preventivo), uma sala de mamografia (espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio), um banheiro, uma tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera. O veículo ainda possui plataforma de acesso para portador de necessidades especiais. Toda a estrutura é destinada para atender as comunidades gratuitamente.

 

Com um trabalho itinerante, o programa Saúde da Mulher é instalado temporariamente em áreas periféricas de Macapá. Atualmente, está na UBS Congós, que fica localizada na Rua Benedito Lino do Carmo, nº 1648, com atendimentos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Mulheres com idade entre 25 e 64 podem realizar a coleta de PCCU e a partir dos 50 anos, a mamografia. Basta apresentar cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp