Pesquisa sobre intenção de compra para o dia dos pais estima-se um movimento de 21 milhões no mercado

Segundo o IPDC/ AP, o ticket médio gasto com presentes, será de R$ 110,00, ficando igual ao valor observado em 2018.

Pesquisa sobre intenção de compra para o dia dos pais estima-se um movimento de 21 milhões no mercado

O mês de agosto está iniciando e, junto a ele, vem também a comemoração do dia dos pais. Compras de presentes, passeio ou almoço em família são as diversas formas de comemorar esse dia que é tão especial. Uma pesquisa realizada entre os dias 22 a 26 de julho, feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC/ AP) sobre intenção de compra para o dia dos pais apontou que 70% dos macapaenses pretendem presentear no dia dos pais. Essa intenção ficou acima do percentual registrado no ano passado (61%).

A pesquisa foi realizada nos principais pontos comercias da capital, entrevistando 380 potenciais consumidores. O perfil dos entrevistados com maior intenção de presentear é do gênero feminino (62%), com idade entre 21 a 35 anos (41%) e com renda familiar até 02 salários mínimos (74%). Além de comprar presentes, 76% dos entrevistados pretendem comemorar a data, sendo que 41% desses irão comemorar na própria residência, 39% na casa dos pais e 11% com outros familiares.

Vestuário, perfume, sapato e relógio são os itens que lideram a preferência do consumidor. Dentre os produtos mais procurados, segundo a pesquisa, estão: sapatos/carteira/cinto (27%); vestuário (25%); perfume (20%); e relógio (9%). Outros itens aparecem com menor intenção, como material esportivo, televisão, aparelho de som e celular. Para a compra dos presentes, 36% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00. 22% pretende gastar entre R$ 200,00 a R$ 300,00. Aqueles que desejam gastar menos de R$ 100,00 somam 19%.

O percentual dos que desejam gastar acima de R$ 300,00 somam 23%, neste caso, se enquadram os consumidores que pretendem presentear com produtos mais caros, como eletrônicos, por exemplo.

De acordo com os dados da pesquisa, o ticket médio gasto com presentes, será de R$ 110,00, ficando igual ao valor observado em 2018. O consumidor também dará preferência ao pagamento à vista (65%) e, 32% pretende utilizar o cartão de crédito. Com base nos valores apurados, estima-se um movimento de 21 milhões com as compras de presentes para o dia dos pais.

Quanto ao local de compra, 52% dos entrevistados pretendem fazer suas compras no Centro Comercial. A pesquisa revelou que 52% dos consumidores manifestaram o desejo de comprar no centro comercial de Macapá e, 26% pretende comprar o presente em shopping centers. Em terceiro lugar aparecem lojas de departamento (9%), seguido das lojas de bairro (8%) e internet (2%).

Os principais dias de compras serão o sábado (38%) e a sexta-feira (19%). Vale ressaltar que a quarta-feira também será o dia preferido por 8% dos entrevistados. Os consumidores darão prioridade para lojas que oferecerem promoções, preços acessíveis, qualidade de produtos e variedades. 48% dos entrevistados, disseram ser atraídos pela vitrine na hora da compra.

 

Federação do Comércio do Amapá - Fecomércio/AP
Núcleo Integrado de Comunicação - NIC

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