Educação de Jovens e Adultos. Sesc realiza mais de mais de 161 mil atendimentos

Educação Inclusiva

Educação de Jovens e Adultos. Sesc realiza mais de mais de 161 mil atendimentos

Levar educação às comunidades mais distantes, proporcionando alfabetização de crianças, jovens e adultos, e com isso contribuir para a diminuição da exclusão social, é um dos papéis fundamentais desenvolvido pelo SESC no Amapá.

Por meio dos projetos SESC Ler e Educação para Jovens e Adultos (EJA), o Sesc atua nos municípios mais distantes e carentes do Estado. Serviços como ações básicas de saúde, cultura, lazer e educação são destinados para crianças e jovens, acima de 15 anos, que estão fora da escola e que necessitam de assistência.

Presente em cinco dos dezesseis municípios do Amapá, o SESC Ler foi implantado no Estado em 1999, com a instalação do primeiro Centro Educacional no município de Mazagão. Foi nesse mesmo ano, que o município de Amapá recebeu também o projeto. Com o passar dos anos, o SESC Ler foi sendo expandido e chegou aos municípios de Laranjal do Jari (2000), em Macapá (2005) e no Oiapoque (2010).

Em 2018 foram contabilizados mais de 161 mil atendimentos voltados à educação de jovens e adultos em todas as unidades do SESC Ler no Amapá. Demonstrando a dimensão e importância do projeto na contribuição para a diminuição do índice de não alfabetizados no Estado.

E para contribuir com esses dados e fortificar os trabalhos, o departamento regional do SESC, desde 2017, está realizando a unificação dos projetos SESC Ler e EJA. Segundo a coordenadora do projeto, Maria de Nazaré Soares, a iniciativa busca dar um novo significado para a proposta pedagógica dos projetos. “Nossa intenção é ampliar as ações desenvolvidas, buscando um planejamento integrado com as demais atividades que o Sesc oferece, possibilitando uma maior diversificação pedagógica”, explicou.

Um reforço a mais

Com o objetivo de atender os filhos e netos dos alunos do EJA, o Sesc implantou nos Centros Educacionais do SESC Ler o Projeto Habilidades de Estudos (PHE). A iniciativa é realizada no contra turno (manhã e tarde), para crianças do ensino regular do 1º ao 5º ano e do Ensino Fundamental com idade entre 6 a 12 anos.

De forma lúdica e prazerosa, o projeto vem estimulando os conhecimentos dos alunos e proporcionando o desenvolvimento de atitudes individuais e coletivas. Em 2018, mais de 193 mil atendimentos foram registrados pelo PHE.

Serviço - Sesc Amapá
Coordenadoria de Comunicação e Marketing
E-mail:  ascom@sescamapa.com.br
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235)

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp