Seminário Sesc Etnicidades inicia programação buscando fortalecer as Culturas Indígenas e Negras

Programação inicia hoje dia 30 de novembro

Seminário Sesc Etnicidades inicia programação buscando fortalecer as Culturas Indígenas e Negras

Nesta segunda-feira inicia o Seminário Etnicidades Sesc. A ação tem o objetivo de discutir temas como o racismo estrutural, a inserção da temática indígena nos currículos escolares, as ações de resistência dos povos indígenas em meio à pandemia do Covid-19, como a arte e a cultura têm contribuído por meio da mediação cultural, novas formas de interlocução com os saberes e as produções artísticas dos dois grupos étnicos.

A programação contará com vários pesquisadores destaques da cultura indígena e negra. A transmissão acontecerá no canal do YouTube do Sesc Brasil às 14h, a programação acontece até o dia primeiro de dezembro.

 

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

30/11/2020

14h – Abertura: Carlos Artexes, Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc

 

14h30 – Painel: “Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado: diálogos entre arte, cultura e educação”: Hilana Bernardo (Sesc Rio Grande do Norte) e Leonardo Borges (Sesc São Paulo). O painel apresenta ações afirmativas promovidas pelo Sesc.

 

16h30 – Mesa de Debate e Lançamento de Publicação: “Cultura Africana e Afro-brasileira: conquistas e desafios na/para contemporaneidade” com os convidados Fernanda Felisberto (Doutora em Literatura Comparada pela UERJ e pesquisadora das narrativas de mulheres negras) e Rodrigo Ednilson (Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela UFMG). A mesa discutirá questões étnicos raciais que inspiraram a publicação da série “Educação em Rede – Volume 6 – Cultura afro-brasileira e africana no Sesc: possibilidades e desafios”, sobre a implementação das ações afirmativas no Brasil.   

 

1/12/2020

14h – Abertura – Lúcia Prado – Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc

 

14h30 – Painel: “Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado: diálogos entre arte, cultura e educação”: Aliã Waimira (Sesc Piauí) Betânia Avelar (Sesc Rondônia). O painel apresenta as ações afirmativas promovidas pelo Sesc.

 

16h30 – Mesa de Debate e Lançamento de Publicação: “Cosmologias e Culturas Indígenas: ideias para adiar o fim do mundo” com os convidados Rita Potyguara (Doutora em Educação e pesquisadora Rita Potyguara) e Edson Kayapó (e o escritor, professor e ativista do movimento indígena). A mesa debaterá questões educativas e culturais relacionadas aos povos indígenas e como elas se articulam com suas manifestações políticas e de resistência.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Erro na Linha: #34 :: Undefined variable: post_title
/var/www/html/sescamapa.com.br/web/_cdn/widgets/comments/comments.php

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/