Escola Sesc Antônio Oliveira Santos

Rua Jovino Dinoá, 4311 - Beirol

Escola Sesc Antônio Oliveira Santos

Escola Sesc Antônio Oliveira Santos

A escola tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo do aluno, criando um ambiente físico e social favorável para o desenvolvimento da autonomia em todos os âmbitos sociais, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos, através da valorização das identidades culturais e do desenvolvimento de valores e atitudes que os façam participantes ativos de uma sociedade em mudança. É uma entidade de direito privado, está a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos educados sendo inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, contrária a qualquer forma de preconceito ou discriminação.

Princípios

Educar para a cidadania é uma prática política que permite dispor de argumentos que ajudam a continuar reivindicando por uma educação diferente e lutar para um futuro melhor. É neste sentido que se pode conceber os princípios norteadores da Escola SESC nos seguintes termos:

Autonomia
Senso Crítico
Diálogo
Reconhecimento dos saberes que cada pessoa traz
Cooperação
Concepção

A Escola SESC Antonio Oliveira Santos desenvolve uma proposta pedagógica fundamentada na concepção de criança como cidadã que está em constante processo de desenvolvimento, sendo capaz de participar ativamente da construção de seu próprio conhecimento. Nessa perspectiva, a Proposta Pedagógica da Escola fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Jean Piaget e Vygotsky, que rompe com as teorias inatistas e empiristas, reforçando assim a importância do contexto social para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Modalidades de Ensino

Educação Infantil

A Educação Infantil, etapa inicial da Educação Básica tem por finalidade a socialização da criança, preservando sua individualidade, valorizando suas experiências, possibilitando seu desempenho autônomo no processo socioeducativo. Embasados neste contexto, a Escola SESC desenvolve nos alunos habilidades, conhecimentos, procedimentos e competências, que lhes dêem subsídios para serem cada vez mais ativos e capazes de analisarem as condições históricas, sociais e políticas em que se desenvolvem com a finalidade de intervir nelas e de transformá-las. Imbuídos nesta perspectiva, no ano de 2010, serão ofertadas 16 turmas na Educação Infantil, sendo 08 turmas no turno da manhã e 08 turmas no turno da tarde, compreendendo a faixa etária de 03 a 05 anos de idade, com preferência para dependente de comerciários.

Ensino Fundamental

Tem como objetivo proporcionar aos educando, condições de aprendizagem para o desenvolvimento da aprendizagem através da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, dos valores em que se fundamenta a sociedade. A Escola SESC, de acordo com a Lei nº 11.274, de 11 de fevereiro de 2006, que instituiu o Ensino Fundamental de Nove Anos, cujo objetivo principal é a inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino Fundamental, sendo que no ano de 2010 dar-se-a continuidade com a implantação gradativa a partir do 2° ano.

Habilidades de Estudos

O projeto Habilidades de Estudos (PHE) atende alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), da rede pública ou privada, que frequentam o SESC no contra turno ao da escola, onde participam de uma série de atividades pedagógicas integradas com diversas ações do SESC, como Esporte, Lazer, Cultura e Saúde.

É uma proposta educativa, realizada nos municípios de Macapá, Mazagão, Laranjal do Jarí e Amapá, que mesmo não possuindo caráter formal, trata-se de um projeto sistemático, com objetivos e intencionalidades educativas claras, no sentido de oferecer um espaço dinâmico e prazeroso na construção do saber.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp